Moscovo não é só o coração e a capital da Rússia, ela é também o centro de todo o turismo russo, o rosto do país. Às perguntas colocadas pela revista "Diálogo " respondeu o diretor do Departamento de Política Nacional, Relações Inter-Regionais e Turismo da Cidade de Moscovo, Vladímir Tchernikov. 

- Vladimir Vassilevitch, quantos turistas recebe Moscovo anualmente?

- Moscovo tem vindo a tornar-se nos últimos anos um destino turístico cada vez mais popular. Segundo os dados da agência Market Guide, o volume total de tráfego turístico na cidade de Moscovo em 2014 ascendeu a 16,54 milhões de chegadas, dividido pelo tráfego turístico nacional de 12,15 milhões de pessoas, e a entrada de 4,39 milhões de turistas estrangeiros.

O número de chegadas internacionais, segundo os dados do Serviço de Fronteiras da Federação da Rússia (FSB), aumentou 1,8 milhões em 4 anos, ou seja 45%.

Se estivermos a falar de 2015,0 fluxo total de turistas ascendeu a 17,26 milhões de chegadas, com 0 tráfego de turismo interno responsável por 12,77 milhões e 0 tráfego turístico internacional, por 4,49 milhões.

- O que é que os turistas europeus mais procuram em Moscovo?
- A primeira coisa que os nossos visitantes de países europeus tentam ver em Moscovo é os seus pontos de interesse turístico. Naturalmente, a maioria deles está concentrada no centro da cidade. Precisamente aí convivem lado a lado monumentos de diferentes épocas históricas e estilos arquitetónicos. Só na praça Vermelha podemos apreciar construções de cinco séculos. Por exemplo, a torre Spasski do Kremlin é do tempo de Ivan III, enquanto 0 mausoléu de Lenine foi construído no início dos anos 30 do século passado, já a Catedral de São Basílio foi erigida sob as ordens de Ivan IV (Ivan, 0 Terrível) e 0 centro comercial GUM é um exemplo do ecletismo do final do século XIX.

Uma coisa que prende muito a atenção dos turistas são as inúmeras igrejas e mosteiros de Moscovo, a começar pelas mais bonitas e antigas que chegaram até aos nossos dias,
passando, evidentemente, pela reconstruída Catedral de Cristo Salvador. As excursões e passeios a pé por Moscovo tornaram-se uma forma ainda mais agradável de conhecer a cidade. Só nos últimos tempos apareceram na nossa capital várias novas áreas pedestres ao mesmo tempo. Além disso, o turista estrangeiro gosta dos passeios de barco pelo rio Moscovo, dos quais, por sinal, agora pode desfrutar o ano todo em iates quebra-gelo. Também o famoso parque VDNKh, O Centro de Exposições das Realizações da Economia Nacional, que atravessa atualmente um período de revitalização, é objeto de muita atenção merecida por parte dos nossos visitantes, tal como as quintas e propriedades moscovitas de Kolomenskoie, Tsaritsyno e Kuskovo.

Além disso, existem na nossa cidade mais de 300 museus e cerca de 200 teatros, sendo que mais ou menos 100 desses locais culturais estão especificamente adaptadas para receber o turista estrangeiro (têm site em inglês, materiais impressos: brochuras, legendas nos vídeos de demonstração e os funcionários falam inglês).

- Que atividades são feitas para melhorar a atração turística de Moscovo?
- Estamos a trabalhar no desenvolvimento da infra- estrutura e serviços turísticos, tentando fazer com que a chegadas de quem nos visita seja sempre confortável, interessante e inesquecível.
Temos constantes exposições de venda e a organização de empresas turísticas e hoteleiras de Moscovo participa constantemente em exposições e feiras internacionais de turismo. Nomeadamente, em 2015 o stand de Moscovo foi apresentado em 17 feiras internacionais na Rússia e no exterior e já tem uma série de outras tantas programadas para 2016.
0 sucesso de Moscovo na sua preservação histórica e desenvolvimento como destino turístico em 2015 foi distinguido com 0 prémio "Maçã de Ouro", entregue anualmente pela FIJET, a Federação Internacional de Jornalistas e Escritores de Turismo. A FIJET reúne cerca de 800 jornalistas e escritores de 30 países e o prémio foi atribuído a Moscovo como o destino turístico com 0 crescimento mais dinâmico.

- Quais os países que mais turistas enviam para a Rússia, 110 geral, e para Moscovo, em particular?
- Segundo os resultados das festas de Natal e Ano Novo, os turistas estrangeiros que mais visitaram Moscovo são originários da China, Europa (Alemanha, Espanha, França), índia, Irão, Coreia, assim como de dois países da CEI: República da Bielorrússia e Cazaquistão. 0 interesse dos turistas estrangeiros por Moscovo está a aumentar e nós avaliamos isso como um sinal de desenvolvimento ativo da indústria do turismo da cidade e também como resultado da realização de eventos de escala mundial.

Por exemplo, em comparação com o ano anterior, tivemos no ano passado 1,5 vezes mais visitantes do Japão, tivemos 0 dobro de turistas da China, Espanha, México e Dinamarca e rimos -aumentar em mais de 4 vezes o número de turistas de Hong Kong e Suíça. Este crescimento quantitativo ficou a dever-se principalmente aos visitantes de Hong Kong e da China, e isso é compreensível, já que a Rússia tem acordo de isenção de vistos com a China para grupos turístico. Assim, nos últimos anos, e apesar da situação política geral, o fluxo de turistas na Rússia e em Moscovo não só não diminuiu, como tem mesmo vindo a aumentar.

- E qual a popularidade de Moscovo entre os turistas portugueses?
- O interesse dos turistas portugueses por Moscovo tem-se mantido relativamente estável ao longo dos últimos quatro anos. O Serviço de Fronteiras da Federação da Rússia tem registado anualmente a entrada de cerca de 8.000 cidadãos portugueses na capital russa, dos quais cerca de 3 mil vêm com o objetivo de fazer turismo. Também o número de empresários que visita Moscovo tem-se mantido bastante estável - na ordem dos 2 mil. No entanto, infelizmente, mesmo assim é possível verificar uma tendência de diminuição no número dos nossos visitantes oriundos de Portugal. Nós, pela nossa parte, queremos que o maior número de cidadãos portugueses visitem Moscovo, que venham conhecer as suas características únicas, sentir a sua hospitalidade e atmosfera especial, já que se trata de uma cidade que representa todo o nosso imenso país, onde tanta coisa interessante há para ver!


Visite-nos

Av. De Brasil 90-C
1700-073 Lisboa

Get Direction
Contacte Port-Travel

Phone: 218050431
Tlm: 969 574 542

Email: Vistos@Outlook.pt
Horario

Segunda - Sexta: 10:00 - 19:00
Sabado: 09:30 - 13:30

Dominfo: Fechado :)