O metro de Moscovo transporta 9 milhões de passageiros por dia. Isso é quase a população toda de Portugal! Visitar a Rússia, no geral, e Moscovo, em particular, é uma caixa de surpresas que revela uma nova compreensão deste imenso país chamado Rússia. Precisamente por isso é que o número de portugueses a visitarem a capital russa aumenta a cada ano que passa.
E uma das constatações dessa realidade é o facto de a maior companhia aérea russa, a Aeroflot, ter restabelecido os voos diretos para a capital portuguesa. Além disso, Lisboa e Moscovo há já muito tempo que estão ligadas por voos diretos efetuados pela TAP. Bastam cinco horas e meia e o turista português chega ao outono de Moscovo (ou inverno, ou verão, dependendo da época que escolher para viajar).

Moscovo não é só o coração e a capital da Rússia, ela é também o centro de todo o turismo russo, o rosto do país. Às perguntas colocadas pela revista "Diálogo " respondeu o diretor do Departamento de Política Nacional, Relações Inter-Regionais e Turismo da Cidade de Moscovo, Vladímir Tchernikov. 

- Vladimir Vassilevitch, quantos turistas recebe Moscovo anualmente?

- Moscovo tem vindo a tornar-se nos últimos anos um destino turístico cada vez mais popular. Segundo os dados da agência Market Guide, o volume total de tráfego turístico na cidade de Moscovo em 2014 ascendeu a 16,54 milhões de chegadas, dividido pelo tráfego turístico nacional de 12,15 milhões de pessoas, e a entrada de 4,39 milhões de turistas estrangeiros.

Moscovo é, sem dúvida, a principal cidade da Rússia, e o seu coração é o Kremlin de Moscovo. O Kremlin não é apenas a sede do governo da Rússia, mas um inteiro complexo museológico extremamente interessante, com um grande número de exposições que permitem estudar toda a história do Estado russo. A diretora-geral do Museu Histórico-Cultural Estatal 'Kremlin de Moscovo", Elena Gagárina, é historiadora de arte, doutora em ciências, membro honorário da Academia de Artes da Rússia e é a filha mais velha do primeiro cosmonauta, Iúri Gagárin. Antes da sua nomeação para o posto que ocupa atualmente, Gagárina trabalhou 20 anos no Museu Pushkin. Em fevereiro de 2016 ela foi condecorada com a mais alta distinção da França - a Ordem da Legião de Honra, pelo fortalecimento dos laços culturais entre os dois países. Além disso, recebeu também a medalha de cavaleiro da Ordem da Amizade, a medalha de comendadora da Ordem "Por Mérito perante a República Italiana" e muitas outras distinções.

Não obstante ter vindo a aumentar de ano para ano o número de turistas portugueses na Rússia, a possibilidade de realizar uma viagem a este país suscita ainda muitas perguntas e dúvidas. Com o objetivo de ajudar os nossos leitores, a revista Diálogo visitou agência de viagens Port Travel (marca comercial detita pelo Mirage Lda), para perceber um pouco mais sobre as particularidades de uma visita à Rússia.

Visite-nos

Av. de Roma 119A
1700-346 Lisboa

Obter direções
Contacte Port-Travel

Tlm: 962 580 520
Tlm: 969 574 542

Email: Vistos@Outlook.pt
Horario

Segunda - Sexta: 10:00 - 14:00 15:00 - 19:00
Sabado: 10:00 - 13:00

Dominfo: Fechado :)