Não obstante ter vindo a aumentar de ano para ano o número de turistas portugueses na Rússia, a possibilidade de realizar uma viagem a este país suscita ainda muitas perguntas e dúvidas. Com o objetivo de ajudar os nossos leitores, a Diálogo visitou agência de viagens Port Travel (marca comercial detita pelo Mirage Lda), para perceber um pouco mais sobre as particularidades de uma visita à Rússia.

O primeiro passo para quem pretende visitar a Rússia reside na obtenção do visto. Como se realiza esse procedimento?
Na realidade, a obtenção de um visto para visitar a Federação da Rússia (FR) é uma formalidade obrigatoria que um turista português pode requerer diretamente ou solicitar aos serviços de uma das agências turísticas acreditadas na Secção Consular da embaixada da FR em Portugal. Poderão também encontrar informações detalhadas sobre os documentos indispensáveis para a obtenção de vistos no website da embaixada. O visto pode ser concedido nos prazos de 2 ou 7 dias úteis. Os turistas que abordam a nossa agência podem obter, além do visto, também o seguro médico de viagem obrigatório nestes casos. Podem também comprar a passagem aérea, reservar hotel e receber todos os conselhos necessários sobre a estadia na Rússia.

O que mais atrai os turistas portugueses que visitam a Rússia?
As rotas por Moscovo e São Petersburgo são muito populares, evidentemente. Mas a Rússia não é só isso! Graças aos seus recursos naturais ímpares e ao enorme património histórico e cultural existem inúmeras possibilidades para os turistas com as mais variadas preferências e desejos. Num território que se estende por 9 fusos horários, graças à diversidade de condições geográficas e climatéricas, qualquer turista pode encontrar o descanso mais a seu gosto, desde as praias subtropicais de Sochi às fontes de águas quentes e vulcões em erupção da Kamchatka.
Nenhum outro lugar do mundo possui tantas possibilidades para a pesca e para a caça. Consegue imaginar-se a viajar no expresso transiberiano que demora 14 dias na viagem de Moscovo até aos Urais, atravessando a Sibéria Ocidental e Oriental, abordando no caminho o lago Baical e a terminar mesmo no Extremo Oriente? Durante a viagem os turistas podem degustar pratos da cozinha típica, como a sopa borshe e as pelmenhi siberianas (parecidas com os ravioles italianos). Na região do Baical pode-se comer o verdadeiro omul fumado.
Os mais audazes podem seguir rumo ao Polo Norte em quebra-gelos. Quem estiver cansado da civilização pode visitar as povoações perdidas na taiga, seguidoras de crenças antigas. Sabe-se lá se a inexistência da eletricidade, televisão e Internet, se os alimentos ecológicos, as roupas simples e o ar puro não é o que os turistas procuram? De qualquer forma os habitantes dessas povoações não têm ar de deserdados da sorte e de infelizes.

selfie moscovo

Cada vez mais empresários portugueses consideram a Rússia como um potencial mercado para venda dos seus produtos. Qual a sua opinião sobre este tema?
Isso é verdade. A nossa agência recebe com frequência pedidos de empresários para obtenção de vistos de negócios de longa duração. Normalmente, os empresários portugueses participam nas exposições que se realizam em Moscovo, as quais constituem uma boa oportunidade para estabelecer relações de parceria a fim de promover os produtos no mercado russo. Além dos produtos tradicionais portugueses, tais como a cortiça, o vinho, o azeite ou o calçado, na Rússia já se pode encontrar, por exemplo a saborosa pera rocha portuguesa e quem sabe se em breve o tradicional bacalhau salgado não será do agrado dos consumidores russos. Nós estamos prontos para dar todo o apoio aos empresários portugueses.

Na Rússia não se pode só fazer negócios, também se pode estudar, pois várias universidades russas ocupam lugar de destaque nos rankings dos melhores estabelecimentos de ensino do mundo. E estão dispostos a que jovens portugueses de ambos os sexos se integrem nas suas fileiras. Nós (a Port Travel) teremos todo o gosto em ajudar os jovens talentosos a dar os primeiros passos para a cúpula das ciências. As portas da Port Travel estão sempre abertas.


Visite-nos

Av. De Brasil 90-C
1700-073 Lisboa

Get Direction
Contacte Port-Travel

Tlm: 962 580 520
Tlm: 969 574 542

Email: Vistos@Outlook.pt
Horario

Segunda - Sexta: 10:00 - 19:00
Sabado: 09:30 - 13:30

Dominfo: Fechado :)