Visto humanitário é emitido para cidadãos de Portugal, de outros países e apátridas , para entrar na Federação da Rússia com objetivo de estabelecer, renovar e reforçar as relações científicas, culturais, realização de atividades desportivas, religiosas e de caridade, bem como a entrega de ajuda humanitária.


Visto é emitido com base de convite, formalizado no Serviço Federal de Migração da Federação da Rússia (FMS), ou com base de carta-convite da organização-anfitriã ou por decisão do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia (MID da Rússia).
O Visto humanitário pode ser de uma ou de duas entradas com prazo de validade até 90 dias, ou de múltipas entradas com o prazo até 1 ano (salvo previsto por um tratado internacional da Federação Russa).

Atenção! A estadia no território da Federação Russa com visto humanitário de míltiplas entradas não pode exceder 90 dias em cada perido de 180 dias.

Para formalização de visto de humanitário comum de uma, duas ou múltiplas entradas é necessário apresentar:

  1. Original do convite formalizado no Serviço Federal de Migração da Federação da Rússia; ou
  2. Decisão do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia sobre emissão de visto (TELEX); ou
  3. Um requerimenro escrito da organização russa de receição;
  4. Passaporte que tem pelo menos 2 páginas em branco para vistos, válido de pelo menos de 6 meses após a data de expiração de visto;
  5. Formulário de pedido de visto, preenchido no site: visa.kdmid.ru, impresso e assinado pelo próprio requerente;
  6. Uma fotografia a cores 3,5 x 4,5 cm. com o fundo claro, com contornos nítidos da face, sem óculos escuros e chapéus (com exceção dos cidadãos que por causa de sua nacionalidade ou religião são apresentados com cobertura para cabeça na fotografia do passaporte). Para o visto de múltiplas entradas – duas fotografias;
  7. Apólice de seguro de viagem válido no território da Federação Russa com cobertura de todo período de validade de visto, exceto os casos baseados na reciprocidade.

Note! O estabelecimento consular tem o direito de solicitar os documentos complementares para o pedido do visto, convidar para uma entrevista ou prolongar o prazo de processamento de visto.

Em conformidade com o Acordo entre UE e Federação Russa sobre a facilitação de emissão de vistos, visto de múltiplas entradas é emitido desde que nos últimos 12 meses o Requerente tinha obtido pelo menos um visto para a Federação Rússa e o tenha utilizado.
Para o visto de múltiplas entradas é necessário apresentar uma copia de último visto utilizado, duas vias de formulário, 2 fotos.

Embaixada da Rússia informa

Visto normal alterações 

Devido ao elevado volume de pedidos de vistos o Consulado informa que o período de emissão dos mesmos, pode demorar até 15 dias. Em primeiro lugar, o Consulado emitirá os vistos para as datas mais próximas.

Antecedência na emissão de vistos

Não é possivel entregar processo e solicitar visto para a Rússia antes de três meses da data de inicio de viagem.  

Cliente satisfeito - é a nossa prioridade

Visite-nos

Av. de Roma 119A
1700-346 Lisboa

Obter direções
Contacte Port-Travel

Tlm: 962 580 520
Tlm: 969 574 542

Email: Vistos@Outlook.pt
Horario

Segunda - Sexta: 10:00 - 19:00
Sabado: 09:30 - 13:30

Dominfo: Fechado :)